Translate

16 de jun. de 2009

Que história é essa de peneira na Igreja?

Outro dia ouvi de uma pessoa a seguinte frase: "pastor, Deus precisa passar uma peneira nessa igreja". Essa frase não é novidade para mim, pois já a havia ouvido algumas vezes em uma outra igreja.

A idéia da "peneira" é a de que pessoas que eu considero inferiores ou indignas do convívio cristão sejam arrancadas por Deus num processo de limpeza espiritual. Assim, a igreja fica somente com aqueles que consideramos dignos do ajuntamento cristão e as pessoas inferiores ficam do lado de fora.

13 de jun. de 2009

Estou cansado!

Convenhamos! Um pastor confessar que está cansado, não é bem visto hoje pela comunidade evangélica, especialmente os neopentecostais que têm fórmulas de sucesso para todas as áreas da vida. Geralmente as soluções caem no "amarrar", "manda fogo, Senhor", "semana de quebra de maldição", "por cabeça e não por cauda", e a lista é interminável.

Fico imaginando como Moisés, Elias e Paulo se sentiram cansados na jornada da vida, nas lutas pela conquista do alvo a ser conquistado. Moisés pede a morte, Elias idem e Paulo deseja partir e estar com Cristo, sentimento nobre que deveria fazer parte daquele que viu a glória do Senhor. Logo Moisés foi recolhido por Deus, Elias subiu numa carruagem de fogo, mas Paulo acabou sendo decapitado. Nem todos tem a mesma sorte aqui, por isso Paulo disse que não temos que atentar nas coisas que vemos, mas nas que não vemos, porque estas são eternas.