Translate

25 de jul. de 2009

Detalhes que me impedem de servir


Mt. 8:14 E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre.
15 E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os.

Parece uma cena tão sem importância. Jesus, aquele que anda sobre os mares, que criou os céus e a terra, porque a Bíblia diz que nada foi feito sem ele. Uma cena tão singela. Parece-nos tão sem importância. Se o texto dissesse que Jesus então olhou para os céus e então fez cair fogo e destruiu a cidade de Cafarnaum, todos diriam que ele era um Super-Poderoso.

Mas Jesus entra na casa de Pedro, e por esse texto sabemos que Pedro era casado, e cura a sogra dele. Ela estava com febre, e quem já esteve com febre, sabe que basta tomar um remédio barato, que a febre abaixa. Mas Jesus tocou aquela mulher e a Bíblia diz que a febre a deixou, ela se levantou e serviu-os.


Vocês já perceberam que a maioria dos nossos problemas está sempre nos detalhes? No varejo, nunca no atacado? Que as coisas que mais nos afligem, não são as grandes questões da vida. Ninguém está preocupado pensando na preservação da natureza, ou no desmatamento da Amazônia, ou nas questões econômicas internacionais, se ganha o Barack Obama ou o Mc Cain. Nem aí. O que nos aflige é aquilo que está mais próximo da gente. Uma unha encravada, uma joanete, um esporão no pé ou uma hérnia de disco. Os filhos, os marido, a escola, o aluguel que tem que ser pago. As grandes tragédias da nossa vida acontecem por causa de detalhes.

Outro fato interessante na vida é que o nosso problema é sempre grande e o do outro é sempre pequeno. Numa roda de amigos, alguém conta um problema e o outro fala assim: “Isso aí não é problema. Problema tenho eu!”. O problema do outro é sempre minimizado.

Um fato interessante na vida é que os inimigos sempre se unem quando há um inimigo comum. Vamos supor que saísse uma notícia que um grande asteróide, do tamanho da Lua, está em rota de colisão com a Terra e o local da queda é no Brasil e não se sabe exatamente o local. Pode ser em qualquer lugar. A queda está prevista para daqui a 48 horas. Sabe aquele problema seu que você pensava que era grande? Agora ficou pequeno. Você está com medo. O que você quer é salvar a sua vida. E você descobre que o seu vizinho, o seu inimigo número um também está com medo. E quando vocês se encontrarem, ninguém vai falar mais do problema do cachorro que pula o quintal e come as plantas. Ninguém mais vai reclamar do menino que pula o muro para pegar o papagaio. Nem daquele adolescente que coloca o volume do som no máximo e nem da vizinha que bate carne no apartamento de cima bem em cima da sua cabeça. O assunto agora é um só? O que a gente vai fazer para se salvar?

Quantos voluntários aparecem para ajudar quando acontece um acidente. Na queda do vôo do avião da TAM, muita gente foi ajudar, gente que nem era conhecida. Quantos voluntários trabalharam nos escombros do WTC. Ou no rescaldo da TSUNAMI que matou 500 mil pessoas.

Fico fascinado com aquela passagem em que Paulo diz: em Rom. 8:18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Então nossos problemas são relativos, quando comparamos com a glória que Deus vai nos mostrar.

UM QUADRO SIMPLES: UMA MULHER IMPEDIDA DE SERVIR
Mas agora nós temos um quadro simples. Uma mulher está sendo impedida de servir, por causa de uma febre. Tudo aquilo que impede você de servir a Deus, pode ser comparado a uma febre que te deixa na cama do desânimo.
Quanta gente desanimada que eu tenho achado no caminho. Pessoas, que um dia foram dinâmicas, cheias de fé, que hoje estão jazendo numa cama de amargura. Quando crente amargurado que deixou raízes de amargura entrar no coração deles e já não conseguem viver a vida abundante que Cristo oferece.

Sempre que Deus chama uma pessoa para a Sua obra, ele está sempre dizendo para o servo: “Anima-te, anima-te!” É Deus dizendo: vamos, vamos que eu te ajudo. Agora alguém poderia me perguntar: porque Deus, sendo o Todo-Poderoso não pega logo uma injeção de ânimo e dá na pessoa? Porque é nós que temos que nos animar. O que é ânimo? É a nossa parte. E o mais interessante é que Deus usa a pessoa do jeito que ela é. Eu sei que há um estereótipo de beleza que o mundo impõe. O que é uma pessoa bonita? Porque as empresas só pegam galãs de cinema para serem representantes. É porque é o cartão de visita da empresa. Agora você pode me perguntar: porque Deus não opera em mim um milagre e me faz ficar mais alto, mais magro, mais inteligente, com uma bela voz afinada, com olhos azuis ou verdes, e aí vai uma série de adornos que a sociedade valoriza, mas DEUS NÃO VALORIZA ISSO.

Certo dia Deus estava descontente com o rei Saul, porque Saul havia desobedecido a Deus (sempre que você desobedece a Deus, Ele fica descontente com você), então Deus enviou Samuel à casa de Jessé, para que ele, Samuel, ungisse outro rei para Israel. Então o pai, Jessé, fez passar diante do profeta os filhos mais bonitos, mais elegantes e mais charmosos. Casa um que passava, Deus dizia para o profeta: Não é esse, não é esse. E quando todos passaram, o profeta perguntou a Jessé: acabaram-se os jovens? Não há mais nenhum? Então Jessé disse: há ainda um, mais ele está pastoreando as ovelhas lá no campo. Quer que eu o chame? Então chamaram Davi. Entrou aquele menino franzinho, de aparência humilde, cheirando a bode e a carneiro, e Deus disse: É ESSE AÍ!!!! Mas, o cara fede a vaca. Como pode? Deus havia dito para o profeta: NÃO OLHE PARA APARÊNCIA.

Então você jovem, que quer se casar, se você olhar beleza exterior, você está indo na mesma direção da multidão deste mundo que está passeando no caminho largo. Porque a beleza é efêmera, ela passa. Você os artistas naquelas novelas há 30 anos atrás, hoje estão velhos. Sem querer ferir a imagem de ninguém, porque a vida é formada de várias fases, você vai passar por todas elas, e todas são bonitas e vale a pena ser vividas. Você precisa de uma pessoa para ser uma companhia que valha a pena, seu companheiro de obra, na doença, na saúde, para o que der e vier.
A sogra de Pedro está acamada e Jesus precisa ser servido. Então ele a TOCA.
JESUS A TOCOU. – O toque é necessário.

É necessário o toque de Jesus na vida da pessoa. Um dia Jesus tocou a minha vida. Mas é necessário deixar ele tocar. Muitas pessoas não querem nada com Jesus e outras até se simpatizam com ele, mas não permite que Ele as toquem. A Bíblia está cheia de passagem dizendo: Jesus tocou. Jesus tocou a mulher, tocou o cego, tocou os doentes. Basta um toque de Jesus. Se você deixar Jesus tocar a tua vida, tudo irá mudar. Você será outra pessoa. As outras pessoas não vão te reconhecer mais. O seu linguajar muda, a forma de você tratar as pessoas muda, você passa a ser uma pessoa gentil, humilde, carismática, altruísta, não mais avarenta.

ELA LEVANTOU-SE, E OS SERVIU.
Quantas pessoas estão encostadas, desanimadas. Entregaram os pontos, as armas, as insígnias do combate. Há uma febre que prende as pessoas em frente a uma televisão, assistindo filme após filme, novela após novela, e quando se percebeu, o dia já acabou, o sol já se pôs, e um monte de tempo perdido. A TV nos molda nos domina. Diz quando temos que ligar, quando desligar, domina nossa mente. Molda nossa forma de agir, o que devemos ou não comer, que marca de creme dental é a melhor, e assim somos dominados por essa máquina que existem em todos os lares.
Precisamos redescobrir a vida, subir numa árvore, comer jaboticaba do pé, correr na rua com o cachorro. Quando você se sentou a última vez com o seu vizinho para conversar? Ou foi à casa dos seus parentes para visitá-los?
Você precisa servir a Deus, meu irmão e irmã. A Seara do Senhor precisa urgentemente de trabalhadores. Saia dessa letargia, dessa febre. Jesus quer te tocar nessa noite para você se levantar e servi-lo.

FOMOS CHAMADOS PARA SERVIR E NÃO PARA SERMOS SERVIDOS
Deus não quer espectadores na sua seara, nem gente que só pensa em si, egoísta. O evangelho chama as pessoas altruístas, aquelas que querem servir a Deus e ao seu próximo. Saia daqui sendo essa pessoa hoje. Uma pessoa com o coração mudado transformado. Mude sua visão da vida. Olhe mais para os lados, mais para fora e menos para dentro. Há muitos que precisam de você para o serviço. Nós fomos chamados para servir e não para ser servidos.

Porque Jesus foi o maior exemplo de servo. Ele não veio ser servido, mas veio servir. Por Isso se Ele, que é o nosso mestre serviu, nós devemos também servir, porque a marca do discípulo é o serviço.
Amém.
Pr Videira