Translate

15 de abr. de 2017

REINO DE DEUS: GRUPOS PRIORITÁRIOS


“Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou Senhor; e não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.”  Mateus 21:28-32


Resultado de imagem para dois filhos vai trabalhar hoje na minha vinha disse jesus

Um dos nossos piores inimigos chama-se “AUTOJUSTIFICAÇÃO”. Pensamos que por frequentar a igreja, sermos bonzinhos, darmos o dízimo e cumprimentar-nos com a paz do Senhor, ou Paz de Deus, somos os melhores.  Tão antagônico quanto o céu está distante da terra, é esse pensamento.

Jesus fez constantes críticas aos religiosos. Na época eram os fariseus, um grupo radical da sinagoga que vivia na estrita observância das escrituras religiosas e da tradição oral; o grupo foi acusado de hipócrita por Jesus. Hipócrita no dicionário significa falso, fingido, que dissimula os verdadeiros sentimentos. Esse grupo vivia de aparência, usavam roupas que chamavam a atenção para a religiosidade. A atividade principal do grupo era fazer julgamento das pessoas da sociedade, comparando-as a eles mesmos.
Jesus chama-os de hipócritas, porque conhecia os seus corações e reais sentimentos de perversidade.

Resultado de imagem para fariseus e jesusResultado de imagem para publicanos e prostitutas

Não nos foi dado por Cristo permissão para exercer juízo a ninguém. Portanto se você tem esse costume, cuidado. Você está na categoria do pior grupo que Deus abomina.
Nunca julgue ninguém. Nunca. Por pior que sejam os seus pecados, saiba que Deus pode perdoar e transformar essa pessoa num grande homem/mulher de Deus. E aí então você vai se envergonhar de ter dito ou julgado pessoas por um juízo que é somente seu. Juízo de aparência. E Cristo disse “não julgueis pelas aparências”.

Quantos bandidos e assassinos foram transformados por Deus? Você tem ideia?
Pois eu vou te falar somente de uma pessoa: Saulo. Assassino frio, calculista, sanguinário. Fazia isso julgando que estava fazendo a obra de Deus. Foi chamado por Jesus para ser apóstolo. Escreveu 15 cartas dos 27 livros do Novo Testamento.

Resultado de imagem para pregador do evangelhoResultado de imagem para bandido pastor convertido

E Paulo tinha encontros extraordinários com Cristo em Espírito. Uma das maiores experiências foi o seu arrebatamento até o terceiro céu, do qual ele preferiu manter segredo porque em razão da profundidade das revelações, as pessoas não espirituais  simplesmente não as entenderiam.
Mas o que me impressiona é Paulo dizer que ele é o PRINCIPAL PECADOR, enquanto nós nos julgamos tão santos!!!

Um dia isso aqui tudo vai acabar. Nossos bens aqui ficarão. Só irão conosco as obras que fizemos por amor ao evangelho, que não está dentro das igrejas locais. Elas estão lá fora. No caído, no drogado, no bêbado, no morador de rua, nas prostitutas, nos assassinos, ladrões e céticos com tudo o que tem visto ocorrer dentro das igrejas evangélicas que resolveram priorizar mais o ter do que o ser. Ter carrão, roupa de grife, morar em mansões e viver uma vida nababesca, enquanto desviam seus olhos para a fome do mundo, especialmente ao que ocorre na janela 10/40 onde residem os povos mais pobres do planeta.

Precisamos mudar nossa atitude. Precisamos olhar para fora. Para o social. Para os idosos, para os pobres, para os deficientes cerebrais que precisam ser ajudados em todos os aspectos. Para as crianças carentes, doentes, com síndrome de down, com câncer, com HIV. O hospital da Clínicas de São Paulo tem alas com crianças de todas essas síndromes.

Resultado de imagem para fomeResultado de imagem para deficientes cerebraisResultado de imagem para crianças  deficientes cerebraisResultado de imagem para idosos pobres

O que dizer então do Hospital Emílio Ribas, do complexo do hospital das Clínicas? Pessoas em estado terminal esperando uma Palavra de conforto, de salvação. Milhares morrem sem esperança.

Resultado de imagem para pessoa em  estado terminalResultado de imagem para pessoa em  estado terminal

E nós estamos julgando o irmão dentro da igreja! Que absurdo!!! Que hipocrisia. Será que somos também fariseus da igreja contemporânea?

No último dia, seremos todos julgados. Fico impressionado quando Jesus diz que haverá dois grupos: um à esquerda e outro à sua direita. São os bodes e as ovelhas. Vejam que eles se parecem bastante. Sempre que pensamos nessa passagem, imaginamos estar sempre do lado das ovelhas. Mas o que disse Cristo? “Vinde, benditos do meu Pai, para o Reino que está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e destes-me de comer. Sede e destes-me de beber. Estive preso, no hospital, faminto, sem roupas... E vocês me supriram de todas as minhas necessidades (tradução livre)”. São essas pessoas que estarão do lado direito: as ovelhas.

Resultado de imagem para juizo finalResultado de imagem para Final judgment sheep goats

É momento de refletirmos o evangelho que temos vivido e fazermos uma urgente conversão, antes que não dê mais tempo.

Que tal se engajar num grupo de qualquer igreja que faz trabalho de rua? De hospital? De asilo ou casa de repouso? Que faz comida para o pobre? Que tal doar um pouco do seu dinheiro para ONGs que cuidam de crianças no mundo inteiro. Procure na Internet. Há várias. Porque assim, você será verdadeiramente um discípulo de Cristo.
Resultado de imagem para moradores de ruaResultado de imagem para moradores de rua

Imagino o dia do juízo (imaginação minha). Lá no céu, uma multidão de pessoas. São milhões de milhões e milhares de milhares. A chamada vai começar. O anjo do Senhor coloca-se em posição de sentido aguardando a ordem do Senhor. É começada a chamada para a entrada no Reino de Deus. O Anjo recebe a ordem e então alça a sua voz. “Atenção todos. Vai começar a chamada para a entrada pela porta do Reino. Será pela ordem do mais importante até o menos importante. Atenção à chamada dos grupos.”

“Primeiro grupo: entrem todos aqueles que foram prostitutas/prostitutos e os piores pecadores da terra”;

“Segundo grupo: aqueles que viveram uma vida piedosa em prol dos pobres”.

(Aqui haverá muita surpresa! Porque há crentes que nunca fizeram nada para os outros. E há os “Cornélios” de Atos dos Apóstolos que, apesar de não conhecerem profundamente a Cristo, temeram a Deus. Eles podem ter sido salvos no último segundo. Como pelo fogo, como diz Paulo.
“Último grupo: o resto!”

Paulo certamente estará no primeiro grupo. Com certeza ele teve a visão da glória de Cristo no arrebatamento e teve essa revelação. (suposição minha).
Por isso Paulo disse: “Cristo morreu pelos pecadores, dos quais EU SOU O PRINCIPAL”. O que Paulo quer dizer com isso: “Eu quero fazer parte do primeiro grupo”.

E você irmão, e nós? Queremos fazer parte de que grupo?

Pr José Videira
Bacharel em Teologia
Instrutor de Teologia Sistemática