Translate

22 de dez. de 2008

O Tribunal de Cristo

II Cor. 5:10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.

O Tribunal de Cristo é uma instância de julgamento destinada aos crentes em Jesus Cristo, para que eles prestem contas do que fizeram por meio do corpo, ou bem, ou mal.

Não é o tribunal do Juízo Final. No Tribunal de Cristo só comparecem os crentes. Os não crentes em Jesus irão para o Juízo Final com a sentença condenatória definitiva, onde não cabe recurso: CULPADO, porque rejeitaram a salvação em Cristo. A pena aplicada será a morte eterna no Lago de Fogo. Nesse lugar de tormento Eterno, quem lá entrar nunca sairá por todas as eternidades. Você não deve pensar nem na ínfima possibilidade de ir para aquele lugar.



No Tribunal de Cristo, cada crente será julgado pelo tempo que ele serviu a Cristo. As ações e as omissões, tudo o que você fez ou deixou de fazer, será pontuado e receberá prêmios ou punições. Não se trata aqui da perda da salvação que já está garantida para esse crente. Seremos julgados pelos serviços feitos em prol do evangelho, POR MEIO DO CORPO.

Somos maiores do que o corpo. O corpo é um invólucro, uma embalagem temporária, mas ele foi dado a nós para que seja empregado no serviço do reino de Deus.

No Tribunal de Cristo, crentes serão recompensados tomando-se por base o quão fielmente serviram a Cristo (I Coríntios 9:4-27; II Timóteo 2:5). A fidelidade fará a diferença. Mt. 25 • Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Percebam os verbos de ação: DAR DE COMER, DAR DE BEBER, HOSPEDAR, VESTIR, VISITAR.

Teste seu compromisso com Deus, através destas 20 questões. Cada uma delas vale 0,5 pontos. O total de acertos vale dez pontos.

PERGUNTAS QUE PRECISAMOS RESPONDER A NÓS MESMOS:
1. Você está satisfeito(a) com a sua atuação no evangelho de Cristo?
2. Quantas pessoas neste ano ouviram falar de Jesus através da sua boca?
3. Quantas pessoas você convidou para os eventos da sua igreja?
4. Quantas pessoas trouxe para os cultos para ouvirem a Palavra?
5. Quantas vezes participou dos evangelismos da sua igreja quando convocado?
6. O quanto você estudou a Bíblia? Saberia conceituar o que é o Evangelho?
7. Quantas visitas fez a hospitais para orar por doentes?
8. Quantas pessoas foram ajudadas de alguma forma por você?
9. Quantos já calçaram um sapato seu, ou quantos vestiram suas roupas?
10. Você começou uma obra na igreja e a abandonou no meio do caminho?
11. Você trocou o Senhor por outra coisa? Algo invadiu o lugar que pertence só a Deus? Não foi ao culto para ir ao Shoping, por exemplo?
12. Quantas vezes jejuou este ano pela sua consagração a Deus?
13. Quantas vezes orou pelos outros e não por você mesmo?
14. Quantas vezes orou pelos pastores e ministério da sua igreja?
15. Se você tem carro, quantas caronas deu a pessoas? Seu carro só transporta você e sua família?
16. Deus pode te coroar com um carimbo de fidelidade?
17. Você traz um quilo de alimentos para montagem de cestas básicas para o departamento social, ou sempre se esquece de trazer?
18. Você chega com antecedência aos cultos, ou chega sempre atrasado?
19. Você está enjoado de ir à igreja?
20. Já pensou em desistir de tudo?


Se você não conseguiu passar em pelo menos 50% das questões, eu diria que é hora de se reposicionar no evangelho. O QUE ESTAMOS FAZENDO AQUI?

Como você será lembrado pelas pessoas quanto partir daqui?

Martin Luther King, pastor americano, sonhou um dia na eliminação do racismo nos EUA entre brancos e negros. E uma de suas frases ditas num discurso de 28 de agosto de 1963 ficou marcada para sempre na consciência humana. O discurso chamava-se "I HAVE A DREAM" (Eu tenho um sonho). Transcrevo duas frases abaixo desse discurso:

"Eu tenho um sonho de que um dia, esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: "Achamos que estas verdades são evidentes por elas mesmas, que todos os homens são criados iguais".

"Eu tenho um sonho de que meus quatro filhinhos, um dia, viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele e sim pelo conteúdo de seu caráter".

Ele foi assassinado em 1968 depois deste discurso. Mas 40 anos se passaram e hoje no ano de 2008, o presidente dos EUA, BARACK OBAMA, é descendente de um pai Queniano, um negro e de cor bem negra.

Martin Luther King não está vivo para ver, mas é nele, em um negro, em que o mundo deposita hoje sua a esperança.

AS PESSOAS MORREM, MAS OS SEUS IDEAIS PERMANECEM.

Deus está sempre dando oportunidades. Aproveite e mude sua postura perante o evangelho. Que tal recomeçar com uma nova mentalidade?
Espalhem a notícia pelo bairro. Espalhem que “ainda há esperança, digam às pessoas que Jesus te ama”.
Hoje ele é o pai amoroso e bom. Amanhã ele será o justo juiz.

Faze-me um vaso de benção, senhor,
Vaso que leve a mensagem de amor!
Eis-me submisso pra teu serviço,
Tudo consagro-te agora, Senhor.

pr José Videira